quinta-feira, 11 de julho de 2019

A Mansão dos Desenhos

A Mansão dos Desenhos



Num dia de explorações de abandonados deparei-me com esta grande casa. Nunca tinha visto fotos dela antes e por isso não sabia nada sobre ela. Esta casa é um local que apesar de já não conter moveis no seu interior mantém a beleza dos seus tetos com estuques trabalhados, vidros coloridos e madeiras. Chamada de ''Casa Grande'' pelos habitantes da aldeia onde se situa, esta casa pertenceu em tempos a uma família rica que vivia das produções agrícolas dos seus terrenos. Infelizmente, no interior da casa já não resta qualquer documento escrito a partir do qual se possa saber um pouco mais da história desta bonita casa. Consegui, no entanto, saber em conversa com alguns vizinhos que os últimos herdeiros gastaram grande parte da fortuna e venderam todo o recheio da casa. No piso térreo da casa chegou ainda a funcionar um café, mas que fechou portas pouco tempo depois. A casa esteve também à venda durante muito tempo mas nunca chegou a ser vendida, ficando entregue ao abandono. Devido a uma tempestade, que arrancou algumas telhas e provocou infiltrações no telhado, a casa tem-se degradado cada vez mais, principalmente no último piso.
Chamei-lhe ''Mansão dos Desenhos'' pelo facto de ter vários desenhos a lápis de cor espalhados pelas paredes do último andar.




























2 comentários:

  1. Olá Daniel. Que casas lindas tu descobres. Até admira não estarem ocupadas por "ocupas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A grande maioria destas casas mais ''intactas'' e menos vandalizadas localizam-se fora da cidade ou a entrada para o seu interior não é assim tão acessível, pois normalmente em Lisboa, por exemplo, as casas com acessos fáceis já estão muito destruídas ou ocupadas.

      Eliminar

O Palácio Silva Amado

O Palácio Silva Amado Desta vez trago-vos um dos meus locais preferidos. No seu interior já não existem móveis ou memórias de quem l...