sábado, 25 de janeiro de 2020

A Casa de Armindo Viseu

A Casa de Armindo Viseu



Visitei esta casa à cerca de 6 meses, durante a minha viagem dedicada a fotografar abandonados no norte de Portugal, apesar de já saber da sua existência há bastante tempo. Nessa altura, o local já se encontrava num avançado estado de degradação, praticamente em ruínas, e falava-se na sua venda. 

Em conversa com algumas pessoas da localidade, descobri que esta casa pertenceu a Armindo Ribeiro (1916-2004), um famoso escultor, pintor e medalhista que nasceu e viveu em Viseu, pelo que escolheu Armindo Viseu como nome artístico, passando este a ser o nome pelo qual ficou mais conhecido. Achei estranho uma casa daquelas dimensões, tão degradada e no centro da cidade de Viseu ainda possuir várias estátuas, moldes de medalhas e bustos feitos pelo seu dono praticamente intactos. 
Há quem diga que de noite, o dono da casa volta para o seu atelier e continua a fazer novas esculturas. Estranhamente, no espaço de 1 ano apareceram 2 novos bustos no local.

Com uma entrada acessível a qualquer pessoa que passasse à sua porta e tivesse a curiosidade de ver mais de perto como era a casa deste artista, este local permaneceu ao abandono durante vários anos após a morte do seu dono. 
Recentemente, o local foi demolido, daí ter especificado a localização da casa já que não há nada a roubar nem vandalizar. Faz-me confusão que o património seja constantemente destruído com tanta facilidade, por motivos económicos na maior parte das vezes, e de um dia para o outro lá se perde mais um pedaço da nossa história. No meio do mal, soube que felizmente salvaram as estátuas que foram colocadas em exposição num museu da região antes da casa ser demolida.
















Sem comentários:

Enviar um comentário

O Palácio Silva Amado

O Palácio Silva Amado Desta vez trago-vos um dos meus locais preferidos. No seu interior já não existem móveis ou memórias de quem l...