A Casa da Viscondessa
Trago-vos hoje a tão famosa ''Casa da Viscondessa'', situada no centro de Vila Meã, que visitei durante a minha viagem de abandonados pelo norte de Portugal.
Segundo dizem, o dono da casa, viajou muito jovem para o Brasil e adoeceu gravemente após algum tempo. Tratado por uma comunidade de Índios acabou por conseguir curar-se e alguns anos mais tarde abriu, ainda no Brasil, uma fábrica de produtos farmacêuticos que o curaram, o que gerou uma grande riqueza. Casou, teve 6 filhos e depois de alguns anos divorciou-se e regressou à sua terra de origem. Já em Portugal, voltou a casar. Desta vez com a irmã do médico da vila, o Dr. Torcato. Juntos viajaram várias vezes para o Brasil com o objetivo de manter as relações com os filhos e o negócio farmacêutico e, devido à sua riqueza e generosidade, foi lhe concedido o título de Cavaleiro Fidalgo e algum, tempo mais tarde, de Visconde, ambos pelo rei D. Manuel II.
Como vinha várias vezes passar férias com a família à casa do sogro, este cedeu-lhe um terreno para que aí pudesse construir a própria casa e assim foi. Surgiu então a ''Casa da Viscondessa'', assim chamada por muitos já que a sua mulher também era chamada de viscondessa.
A casa foi deixada a um neto e, após muitos anos de abandono que deixaram a casa num completo estado de degradação que era agravado de dia para dia, finalmente começaram as obras de recuperação.
Sem comentários:
Enviar um comentário