A Casa dos Retornados
Num fim de semana dedicado a explorar abandonados, fotografei esta pequena casa que tinha marcada já há algum tempo no mapa para explorar um dia que me deslocasse até essa zona.
Em conversa com um vizinho, descobri uma pequena parte da história deste local. A casa pertenceu a um casal que, com o 25 de abril de 1974, tiveram de deixar todas as suas posses em Moçambique e regressar a Portugal, vivendo os últimos seus últimos dias nesta habitação.
Os donos acabaram por falecer, deixando a casa desabitada e desleixada por vários anos. Não demorou até começar a ser visível o estado de degradação do edifício que se agravava de dia para dia. Após sucessivos assaltos e atos de vandalismo, a casa ficou totalmente destruída e revirada, como podem ver nas fotos que se seguem. Neste período, chegou mesmo a viver um sem-abrigo no local ainda durante algum tempo, o que contribuiu ainda mais para a degradação desta casa.
Ao fim de todos estes anos de destruição, a casa foi finalmente comprada por um investidor e existem já planos para a reabilitação do edifício.