sábado, 16 de novembro de 2019

O Palacete dos Espelhos

O Palacete dos Espelhos


 

Esta casa é sem dúvida mais um daqueles abandonados que me fascina completamente. Quando descobri o local através do Google Maps, nem queria acreditar que uma simples casa, que parecia normalíssima por fora, tivesse a beleza arquitetónica que contém no seu interior. Reparei que algumas semanas antes, quando fui fotografar um outro lugar, tinha passado à porta desta casa e parecia abandonada, por isso, pensei que era mais um sítio para adicionar à lista e tentar ver um dia, quando pouco depois soube que essa era a tal ''Casa dos Espelhos''.


É por muitos chamada de ''Casa dos Espelhos'' devido a uma das salas do andar superior ter, para além dos belos estuques e pinturas nos tetos e nas paredes, seis espelhos que nos dão uma ideia de profundidade .

Acerca do palacete e da quinta que a rodeia, foi construída no início do século XX e infelizmente não consegui  descobrir nada acerca da sua história, uma vez que a casa está completamente vazia sem qualquer tipo de papel ou documento. Penso que se trata de uma quinta vinícola, uma vez que nos anexos da casa se encontram vários depósitos de vinho, assim como nas pinturas dos tetos e das paredes do hall de entrada estão representadas uvas e folhas de videira.

As fotos são de 2 visitas diferentes ao local, por isso já sabem o motivo caso encontrem algumas diferenças (felizmente o local encontra-se praticamente igual após 1 ano da primeira visita).

Vídeo: https://youtu.be/gZAzBwCgHks









 



 


















 








  















terça-feira, 5 de novembro de 2019

A Casa do Resineiro

A Casa do Resineiro




Esta é uma pequena casa de campo recheada de memórias de quem nela habitou. Há já muitos anos que conhecia de vista esta casa mas nunca tinha parado para a ver com atenção, dado que pelo seu aspeto exterior não diria que ainda houvesse algo no seu interior. Numa tarde em que passei à sua porta, resolvi espreitar o seu interior sem grandes esperanças e pensando até que já nem chão tivesse para andar. Para minha grande surpresa, encontrei a porta aberta e no seu interior não havia apenas chão como ainda bastante mobília.
Esta humilde casa rural com quase 100 anos, pertenceu ao sr. António, um resineiro, que nela vivia com a sua mulher e 3 filhos. Após o falecimento dos casal, a casa ficou esquecida com praticamente toda a mobília presente no seu interior. 1975, foi provavelmente o último ano em que ela esteve habitada, já que o registo mais recente no seu interior é um calendário desse ano pendurado na parede da sala. Atualmente a casa é uma cápsula do tempo que se encontra bastante degradada pelo tempo mas que preserva o seu  recheio intacto até hoje, servindo apenas de residência a dois morcegos que encontrei numa das divisões.




















O Palácio Silva Amado

O Palácio Silva Amado Desta vez trago-vos um dos meus locais preferidos. No seu interior já não existem móveis ou memórias de quem l...