A Casa da Professora
Trago-vos hoje mais um daqueles abandonados repletos de memórias de quem o habitou. Esta bonita casa mantém ainda no seu interior todo o recheio como se o tempo tivesse parado desde o último dia em que foi habitada, apesar do estado de degradação em que já se encontra.
Encontrei no interior da casa cartas de um militar que trabalhava em Lisboa, onde conheceu o destinatário da sua correspondência, uma senhora com quem falava sobre o seu dia-a-dia e as saudades que sentiam um pelo outro. Era através destas cartas a única maneira que tinham de estar em contacto devido à distância e à exigência da sua carreira militar.
A casa têm uma pequena biblioteca no andar de baixo com livros muito antigos já em estado de decomposição. Alguns deles com mais de 200 anos, sobre história e literatura, o que leva a crer que a última pessoa a habitar esta casa tenha sido uma professora de história ou português que vivia sozinha na casa, uma vez que encontrei apenas roupa de mulher nos vários quartos, talvez a mesma senhora que trocava cartas com o militar.
Não sei ao certo a data em que este fantástico local ficou entregue ao abandono, mas tudo indica que tal tenha acontecido por volta do ano 2000, devido aos castiçais da sala que têm a inscrição ''2000'' e ao calendário da cozinha que data também de 2000.