terça-feira, 29 de janeiro de 2019

A Quinta do Campeão

A Quinta do Campeão




Hoje trago-vos uma quinta enorme ainda com recheio, o que me faz sentir a vida de quem lá morou no tempo em que a casa ainda tinha vida. O local, trata-se de uma quinta construída nos finais do século XIX e que possui cerca de 28 divisões e 4 hectares de terreno. Tem, para além de vários anexos, uma capela, que data de 1880. Vários detalhes apontam para que a quinta pertencesse a pessoas com  bastantes posses e no seu interior podemos encontrar uma sala com dois pianos.

A quinta passou já por várias gerações. Foi de um professor de música e da sua mulher pianista e educadora e pertenceu ainda, entre muitas outras pessoas, a Luís Nobre da Veiga, que foi bicampeão de clássicos de velocidade.
Após repetidos assaltos, a quinta ficou para venda e depois de uma grande inundação os herdeiros desistiram da casa de vez, deixando-a ao abandono.


terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A Casa do Sr. Octávio

A Casa do Sr. Octávio



Mais uma vez, trago-vos um daqueles abandonados recheados de memórias e que, por sorte, este ainda não foi vandalizado e espero que nunca o seja.

No interior da habitação podemos encontrar, para além de vários quartos, cozinha, casas de banho, e pequenas salas, dois pianos. Enquanto o primeiro e o segundo andar funcionavam como casa de habitação, no rés do chão havia uma mercearia sem qualquer ligação aos andares superiores.

Dizem que a casa ficou abandonada após a morte do seu  proprietário e que no local da antiga mercearia instalou-se a delegação do centro de saúde da vila e, mais tarde, a sede do agrupamento de escuteiros. Sede essa que se manteve no local até 2007, ano em que a casa ficou totalmente esquecida.




















 



















O Palácio Silva Amado

O Palácio Silva Amado Desta vez trago-vos um dos meus locais preferidos. No seu interior já não existem móveis ou memórias de quem l...