sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O Solar da Nobreza

O Solar da Nobreza



Trago-vos hoje mais um daqueles locais que conseguem manter no seu interior praticamente todas as memórias de quem o habitou. O edifício trata-se de um antigo solar brasonado que foi mandado  construir por volta do século XVIII por uma importante família da região que produzia vinho. A família tinha provavelmente origens nobres visto que há pelo menos 2 brasões no edifício das famílias Távora e Coutinho (apensas identifiquei estas 2 mas é possível que haja mais algumas).
Pelo interior do solar é possível perceber que já ninguém nele habita há bastante tempo, pois o registo mais recente que encontrei é da década de 1980 e apesar das modificações feitas ao longo de todos estes anos grande parte do mobiliário inicial deve ter sido mantido pois podemos encontrar objetos com cerca de 200 ou 300 anos para além de outros mais recentes com cerca de 40 anos. Atualmente algum vizinho deve utilizar os terrenos da propriedade para guardar gado, pois durante a minha visita ao local encontrei 3 porcos no quintal e há quem já lá tenha visto anteriormente burros, daí este local ser chamado por algumas pessoas de ''A Casa dos Burros'' ou mais recentemente ''A Casa dos Porcos''.
































quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

A Casa dos Padres

A Casa dos Padres



Hoje trago-vos um local que já conhecia há algum tempo mas nunca o tinha visto como um ''Lugar Esquecido''. Quando me apercebi de que era mais um destes locais, pensei imediatamente em fotografá-lo, mas apenas passado cerca de 1 ano e meio consegui finalmente obter acesso ao seu interior que é, sem dúvida, incrível.

Acerca da sua história, este local tem cerca de 300 anos e foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo. Nos terrenos agrícolas envolventes, trabalhavam agricultores das redondezas que eram contratados para tal pelos donos da casa. Ao longo de várias gerações, nesta casa viveram várias pessoas ligadas à Igreja, dentro da mesma família, nomeadamente padres. Durante estes séculos, vários padres desta família foram os párocos da zona e vários missionários partiram para espalhar a religião. Sem mencionar nomes para proteção do local, um destes padres missionários teve um cargo particularmente importante, contribuindo para a fortuna da sua família. Após o falecimento do último proprietário, a casa ficou esquecida durante anos e atualmente já há projetos para a reabilitação do edifício.

Chamei-lhe ''Casa dos Padres'' pelo facto de terem passado por esta casa vários padres ao longo de vários séculos.


































O Palácio Silva Amado

O Palácio Silva Amado Desta vez trago-vos um dos meus locais preferidos. No seu interior já não existem móveis ou memórias de quem l...