quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A Quinta das Águias

A Quinta das Águias



Este palácio foi mandado construir em 1713 por um advogado e quase 20 anos depois foi vendido a Diogo de Mendonça Corte-Real que era secretário de estado no reinado de D.João V. D.João V, o próprio rei de Portugal, esteve presente em algumas das festas dadas na quinta. Em 1890, o  palácio foi adquirido pelo médico e professor Fausto Lopo Patrício de Carvalho. A quinta  pertenceu desde aí à sua família até 1990, quando passou a fazer parte de um fundo do BES.


O palácio setecentista está atualmente à venda por 17 milhões e meio de euros e felizmente a entrada não é muito fácil o que o protege mais do vandalismo e dos roubos.



Deixo-vos, para além das fotografias gerais, alguns contrastes entre o ''antes'' e o ''depois'' deste palácio.













 




 











 

 



 

 






quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A Casa das Espingardas

A Casa das Espingardas





Apelidei este fantástico local de Casa das Espingardas devido ao facto de ter encontrado 2 espingardas antigas no seu interior.


A casa foi construída nos finais do século XIX onde morou um casal e as suas 2 filhas Ingleses (Malta nessa altura pertencia ainda a Inglaterra) . Encontrei, por isso, alguma correspondência entre Malta e Portugal.


Sabe-se, com base em documentos encontrados no local que dono da casa chamado Engracio Supardo era, em 1925, um viúvo de 90 anos (informação segundo um bilhete para residência de estrangeiro). Era um comerciante (farmacêutico talvez, devido à correspondência destinada a uma farmácia e aos livros de vendas diárias que encontrei).


As datas dos objectos que lá se encontram remontam entre o ano de 1900 (também finais do séc. XIX) até à década de 80 (ano em que deve ter ficado desabitada e mais tarde abandonada). 









































O Palácio Silva Amado

O Palácio Silva Amado Desta vez trago-vos um dos meus locais preferidos. No seu interior já não existem móveis ou memórias de quem l...